Um blogue sobre o quotidiano. E a política. E o quotidiano da política. E a política do quotidiano. E cinema. Muito cinema.

Ads 468x60px

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mamma Mia


Longe vão os tempos em que as exportações Marroquinas para Itália se limitavam a ser produtos têxteis, equipamentos petrolíferos, rochas de fosfato, entre outros produtos. Hoje, todos nós sabemos que a exportação marroquina mais importante em Itália é uma Ruby. Uma Ruby quente e controversa, que parte corações, uma arma letal capaz de derrubar governos.

O último coração em que esta Ruby tocou foi no de Silvio Berlusconi. Alegadamente, Il Cavaliere montou o seu cavalo, “sacou” da sua espada, frente a uma Ruby que é menor de idade. Isto causou uma onda de choque em Itália, quer na política, quer na sociedade.

Dezenas de milhares de italianos saem às ruas exigindo a demissão do Primeiro-Ministro, e a oposição faz o mesmo no Parlamento. Como é que Berlusconi responde? Quanto à oposição, em 2.11.10 (já quanto à presença de uma tal Ruby numa das suas festas), responde dizendo que “é melhor gostar de mulheres bonitas do que ser gay”. Ao povo, pede um voto de confiança.

A verdade é que Berlusconi vê-se confrontado com a sua versão de “arma de destruição maciça” e vai ser levado “à barra” em Abril no caso RubyGate. Este caso sobe para 3 o número de processos judiciais em que Berlusconi vai estar envolvido e que serão retomados entre o fim de Fevereiro e o inicio de Março.

Il Cavaliere vai ter muito que cavalgar nos tribunais italianos este ano, porém, nada de isto é novo para o Primeiro-Ministro italiano. Ele já se tornou uma presença mais ou menos regular nos tribunais, quase rivalizando com a épica personagem dos Malucos do Riso, Lelo que foi durante muitos anos representado por Camacho Costa, porém, não acredito que a maioria dos italianos se consiga rir com este réu.

0 comentários:

Enviar um comentário