Um blogue sobre o quotidiano. E a política. E o quotidiano da política. E a política do quotidiano. E cinema. Muito cinema.

Ads 468x60px

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Óscares 2011: Toy Story 3 (Crítica)

Um final em grande para a trilogia de uma geração

Classificação: 10/10

Sabem quando sentimos que voltamos novamente a ser crianças e que afinal o tempo não passou e nós continuamos as mesmas criaturas desdentadas e contentes? Não? Então é porque ainda não viram o Toy Story 3.

Essa é a magia de Toy Story 3, que é muito mais do que um filme tecnicamente impecável à boa moda da Pixar. É muito mais do que uma bem-contada e moralmente rica história à tradicional moda da Disney. É uma espécie de terapia de regressão: que nos transporta de volta a nossa infância, nomeadamente, se tal como eu, o espectador tiver crescido a acompanhar as aventuras de Woody, Buzz, do casal Cabeça-de-Batata e de toda a malta do quarto de Andy. Que, tal como eu, tenham na história destes brinquedos também uma parte da sua própria história.

É um filme feito para juntar no mesmo sofá, crianças, jovens e adultos. Os primeiros que, com certeza, não ficarão indiferentes a história divertida e cheia de acção do filme. Os mais jovens se identificarão com Andy e com o seu dilema de quem inicia a vida adulta. Já para os adultos, fica reservada a nostalgia dos “velhos tempos”. Mas, para todos, a oportunidade de assistir um bom filme que emocionará, arrancará gargalhadas e despertará recordações.

Toy Story 3 não decepcionará em nada os fãs da série, visto que consegue a proeza de superar os filmes anteriores, fechando com chave de ouro a trilogia. (Dando uma lição a um certo ogre verde.) O filme proporcionará ainda, através de momentos irónicos (private jokes para fãs), recordar alguns elementos-chave dos filmes anteriores como, por exemplo, “o Garra” da Pizza Planet ou o facto de Buzz julgar ser um verdadeiro guerreiro espacial.

Escusado será dizer que Toy Story 3 é o justo vencedor do Óscar para melhor filme de animação e justo nomeado ao Óscar de melhor filme (sabemos que este desenhos animados não ganham!).

É um filme para guardar no baú, mas cá em cima, para que o possamos retirar quando quisermos. Até porque a infância passa, mas a criança nunca morre. Assim, Toy Story 3 não é um adeus, é um “até sempre” ou melhor, é um “até o infinito e mais além”.

0 comentários:

Enviar um comentário